Busque aqui

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Educação a Distância no Brasil e no Mundo.

A cada dia que passa a Educação a Distância, vem crescendo gradativamente, chegou de mansinho e hoje está conquistando o Brasil e o Mundo. O estudo a distância é um estudo considerado individual e independente, fazendo com que o estudante torna-se capaz de buscar novos conhecimentos, seus objetivos, ser auto disciplinado, ou seja, autônomo de seus estudos a qualquer tempo e lugar.
Ao participar do blog voltado a esse tema, vi a importância da Ead onde se destaca também a interação do aluno e o papel do professor como mediador, o qual se responsibiliza em ajudar o aluno a se adaptar a educação a distância, tirando suas dúvidas, auxiliando-os no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, enfim, incitando-os ao hábito de pesquisas, etc.
O blog cujo o tema é a Educação a Distância trilha novos caminhos retrata muito bem isso, e minha participação no debate foi claro em dizer sobre essa nova ferramenta tecnológica, que por sua vez, vem se avançando cada dia mais, e trazendo uma forma de estudo diferenciada como aprendizagem independente de interpretação e organização de atividades.
Por tudo isso, é possível afirmar que, a Educação a Distância trouxe novas formas de conhecimento e precisamos como aluno e professor agarrar esta oportunidade, interagindo constantemente, fazendo acontecer sim uma nova forma  de aprendizagem significativa, ou seja, que contribua na formação do cidadão de bem.

3 comentários:

  1. Parabéns por criar este espaço importantíssimo de discussão da Educação a Distância.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jack, seu comentário é muito pertinente, pois enquanto alunos precisamos nos entregar a esta nova realidade e, enquanto professores, precisamos nos adaptar para oferecer o melhor de nós: é o reaprender a aprender, para que possamos ensinar.

    ResponderExcluir
  3. A educação a distância está modificando o ensino e aprendizagem, inclusive os presenciais, que cada vez mais utilizam recursos semipresenciais, flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos.
    Ao interagir com outras pessoas através de blogs tudo isso foi confirmado, e foram apresentadas grandes propostas e ideias em pro de melhorias. E um fato muito interessante é que apesar do preconceito por essa modalidade o numero de integrantes da mesma cresceu e vem crescendo consideravelmente. A final “a vida é uma grande escola do saber onde todos somos professores e alunos”. Todo tempo e lugar podem ser usados.

    ResponderExcluir